Ford Corcel Belina 1970
Carros no Brasil nos anos 1970.
Trivellato Shark 1970
Carros no Brasil nos anos 1970.
Dodge Charger R/T ano 1971
Carros no Brasil nos anos 1970.
Ford Maverick GT 1974
Carros no Brasil nos anos 1970.

Volkswagen Kombi Luxo - 1970

Motor: traseiro 4 cilindros refrigerado a ar
Cilindrada: 1500 cc
Potência: 44 cv
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Volkswagen Sedan 1500(Fuscão) - 1970

Motor: traseiro 4 cilindros refrigerado a ar
Cilindrada: 1500 cc
Potência: 51 cv
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

FNM 2150 - 1970

Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 2132 cc
Potência: 125 cv
Cambio: 5 marchas manual assoalho
Tração: traseira
Consumo médio: 9,4 Km/l
Velocidade: 154 Km/h

BRASIL - ANOS 70
A Kombi Luxo de 1970 (cinto e extintor) - Um opcional útil para estradas de terra, muito comuns na época. O diferencial travante bloqueava uma roda que estava girando em falso, para transferência de força para a outra roda que tinha contato com solo firme. O sistema era acionado por uma alavanca que ficava embaixo do banco do motorista, (alavanca igual ao freio de mão do Fusca) e com 2 luzes indicativas no painel, que ficavam ao lado do velocímetro - VW Kombi ano 1970.


Volkswagen Variant - 1970

Motor: traseiro 4 cilindros refrigerado a ar
Cilindrada: 1600 cc
Potência: 46 cv
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Ford Corcel Belina ano 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Ford Galaxie 500 de 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70
Acima temos anúncios do Ford Corcel Belina, e do Ford Galaxie 500 de 1970


Ford Galaxie LTD ano 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Chevrolet Opala Gran Luxo ano 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Puma GTE ano 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - ANOS 70
Acima temos o anúncio do Ford LTD, um galaxie com muito mais luxo. A propaganda foi veinculada nas revistas em março de 1970.
Temos também o Puma GTE (Puma com motor VW desde 1964) de 1970.


Puma conversível de 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

FEI-X3 ano 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Meta 20 ano 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - ANOS 70
O Puma Conversível GTS de 1970 foi apresentado ao público no VII Salão do Automóvel.
O FEI-X3 (1970), foi um projeto dos alunos da turma de engenharia da Faculdade de Engenharia Industrial, e também foi apresentado no VII Salão do Automóvel. Sua mecânica é quase toda do Dodge Dart da Chrysler da mesma época: motor 198 HP câmbio de três marchas e suspensão traseira. Comprimento = 4,35m; largura = 1,78m e altura de 1,10 m.
O Meta 20, um projeto do piloto Chico Landi também esteve presente no VII Salão do Automóvel de 1970.


Shark - 1970 - Fabricado pela Trivellato

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Brasinca ano 1970

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Ford Corcel GT de 1971

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - ANOS 70
Em 1970 a criatividade estava a todo vapor como vimos acima com o FEI-X3, e o Meta20. Aqui vemos o Shark da Trivellato e o anúncio do Brasinca, um carro com mecânica robusta de caminhão em corpo de automóvel. E no ano seguinte tivemos o lançamento do "esportivo", Ford Corcel GT, que pode ser visto na propaganda.


Ford LTD Landau de 1971

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Ford Galaxie 500 de 1971

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Dodge Dart Coupe de 1971

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - ANOS 70
Aqui temos a propaganda do Galaxie LTD, que desta vez perde a denominação Galaxie, e passa a se chamar de LTD Landau. Mas o Galaxie não deixou de existir, pelo menos por enquanto, como podemos ver no anúncio da Ford exaltando suas qualidades.
A Chrysler não fica para trás quando a intenção é alcançar o público alvo, como vemos no anúncio de seu novo lançamento, o Dart coupê, que embora não possamos garantir, deveria ter um preço competitivo, já que era destacado na propaganda.


Dodge Dart Sedan de 1971

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Dodge Charger R/T ano 1971

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Pickup Chevrolet C1404 de 1971

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - ANOS 70
Propaganda d0 Dodge Dart Sedan e do Dodge Charger R/T de 1971.


Linha VW ano 1971

Linha VW ano 1971

VW TL - 4 portas

VW TL - 4 portas de 1971

VW Variant

VW Variant de 1971

BRASIL - anos 70
A Volkswagem apresenta em anúncio a sua linha de carros para 1971, e em outra propaganda o TL de 4 portas, para ser opção de taxistas para a linha de 72, e em outra a Variant, também para 1972, ambos com grande mudança frontal.


Bugre M150 - 1972

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

VW SP1 - 1973

Motor: 4 cilindros opostos
Cilindrada: 1679 cc
Potência: 65 cv
Cambio: 4 marchas sincronizadas
Tração: traseira
Consumo: 9,4 Km/l
Velocidade: 160 Km/h

VW Sedan 1500 de 1972

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70
Aqui temos um anúncio do Bugre M150 para 1972, observa-se a semelhança com o Puma GTS.
Em 1972 a VW lança o seu segundo carro esportivo, o SP1 e SP2, para concorrer com a montadora Puma que tem grande sucesso com o Puma GTE.
O VW Sedan 1500 de 1972 (Fuscão 1500 vem com distribuidor tampa alta semelhante ao do 1200).


Dodge Dart SE ano 1972

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

VW SP1 e SP2 - 1973

Motor: 4 cilindros opostos
Cilindrada: 1679 cc
Potência: 65 cv
Cambio: 4 marchas sincronizadas
Tração: traseira
Consumo: 9,4 Km/l
Velocidade: 160 Km/h

Volkswagen Sedan 1500 - 1973

Motor: traseiro 4 cilindros refrigerado a ar
Cilindrada: 1500 cc
Potência: 51 cv
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo médio: 12 Km/l
Velocidade: 135 Km/h

BRASIL - anos 70
A Chrysler anuncia o seu esportivo, Dodge Dart SE, com muito mais potência.
Aqui mais uma propaganda da VW enaltece as qualidades de seu espotivo.
VW Sedan 1500 de 1973 (as grades do capô traseiro aumentam)


Ford Corcel GT ano 1973

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Chevrolet Chevette 1973

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Dodge Polara 1973

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70
A GMB lança o seu carro médio, o Chevette 1973, para concorrer com o Fusca da VW, e com o Corcel da Ford. E para não ficar para trás, a Chrysler, que a muito tempo não concorria nesse segmento lança o pequeno Dodge Polara.


Puma GTE 1800 de 1973

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Ford Maverick de 1973

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

VW Passat - 1973

Motor: 4 cilindros opostos
Cilindrada: 1600 cc
Potência: 50 cv
Cambio: 4 marchas sincronizadas
Tração: traseira
Consumo: 9,4 Km/l
Velocidade: 145 Km/h

BRASIL - anos 70
A Puma, aceita a provocação da VW com seu SP2, e aumenta de 1500 para 1800 cc o motor do GTE.
No final de 1973 a VW lança o Passat.


VW Brasília de 1974

Motor: 4 cilindros horizontal
Cilindrada: 1584 cc
Potência: 54 cv
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo: 13,5 Km/l
Velocidade: 138 Km/h

Chevrolet Opala Gran Luxo de 1974

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Opala SS de 1974

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70
Em 1974 a VW lança o Brasília, com o slogan: Pequeno por fora, mas grande por dentro.
O Opala Gran Luxo de 1974 vem com opcional, teto em vinil, e a GM lança o esportivo Opala SS.


Alfa Romeu 2300 - 1974

Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 2310 cc
Potência: 140 cv
Cambio: 5 marchas manual
Tração: traseira
Consumo médio: 7 Km/l
Velocidade: 163 Km/h

Maverick GT de 1974

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Volkswagen Sedan 1600 S - 1975

Motor: traseiro 4 cilindros refrigerado a ar
Cilindrada: 1600 cc
Potência: 65 cv
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo médio: 12 Km/l
Velocidade: 154 Km/h

BRASIL - anos 70
Em 1074 a FNM muda o design do seu automóvel, e substitui o belo FNM 2150 de linhas arredondadas pelo Alfa Romeu 2300, de linha mais quadrada, e retira a sigla FNM do nome, mudando totalmente o estilo.


Ford F100 de 1975

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Chevrolet Caravan SS de 1975

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Fusca 1300 L - 1975

Motor: 4 cilindros opostos
Cilindrada: 1300 cc
Potência: 49 cv
Cambio: 4 marchas sincronizadas
Tração: traseira
Consumo: 15,4 Km/l
Velocidade: 151 Km/h

BRASIL - anos 70
A GM lança a perua esportiva Caravan SS, uma perua saída da linha do Opala.
O Fusquinha ano 1975 ganha novas lanternas e novas saídas de ar sobre o capô traseiro, assemelhando-se mais ao Fuscão.


Opala Comodoro de 1975

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Dodge 1800 SE de 1975

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

MP Lafer de 1975

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70
É lançado pela GMB o sucessor do Opala, o Comodoro, na verdade com as mesmas linhas, porém com opcionais passando a ser de série.
A Chrysler, pinta umas faixas no Polara e lança o Dodge 1800 SE 1975.
O dono de uma fábrica de móveis, Percival Lafer, resolve entrar na disputa de carros especiais, e lança com mecânica Volkswagem, assim como outras montadoras, a réplica do carro inglês MG TD, batizado de MP Lafer.


VW Kombi T2 1976

Motor: 4 cilindros horizontais opostos
Cilindrada: 1192 cc
Potência: 30 cv
Cambio: manual 4 marchas
Tração: traseira
Consumo: 8,4 Km/l
Velocidade: 100 Km/h

Fiat 147 L de 1976

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Volkswagen Karmann-ghia TC - 1976

Motor: traseiro 4 cilindros refrigerado a ar
Cilindrada: 1600 cc
Potência: 65 hp
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo médio: 12 Km/l
Velocidade: 145 Km/h

BRASIL - anos 70
A tão esperada mudança na linha Kombi veio, mas não 100% igual a do mercado europeu. Nova frente com parabrisa único, portas dianteiras iguais as da versão européia, que ganharam vidros que poderiam ser abaixados por manivelas,e lanternas traseiras maiores, contrastavam com as portas centrais que não foram alteradas para portas de correr, assim como todas as janelas depois da portas dianteiras para trás, que continuaram ser as mesmas da versão anterior, criando assim uma mistura entre primeira e segunda gerações alemã e sendo assim a única no mundo com essa configuração . A motorização passou a ser de 1.600cc com carburação simples. Além disso, houve a introdução do servofreio em toda a linha, sem falar na mudança da suspensão traseira, com braços arrastados, mais moderna que a do Fusca. Painel de instrumentos totalmente novo, igual o da versão européia, assim como volante e parachoques. A carroceria foi reforçada, dando maior resistência ao modelo.
O fabricante Fiat instala-se no Brasil lançando o pequeno 147, para disputar vaga com o já antigo Fusca, com o Chevette, com o Dodge Polara, e com o ainda presente Corcel.


Puma GTE 1600 de 1976

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Fiat 147 Pickup de 1976

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Gurgel Xavante - 1972

Motor: 4 cilindros opostos
Cilindrada: 1285 cc
Potência: 38 cv
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo: 8 Km/l
Velocidade: 115 Km/h

BRASIL - anos 70


Miura ano 1977

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Alfa Romeo 2300 TI - 1977

Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 2310 cc
Potência: 149 cv
Cambio: 5 marchas manual
Tração: traseira
Consumo médio: 7 Km/l
Velocidade: 174 Km/h

>
Puma GTB ano 1977

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70
O mercado ainda estava aberto para novidades, e dessa forma é lançado mais um espotivo usando mecânica VW, o Miura, que embora use o mesmo nome não tem nada a ver com o homônimo italiano, o Lamborghini Miura.
Usando a mecânica do Opala ss de 6 clindros, é lançado o Puma GTB de 1977.


VW Kombi - 1978

Motor: 4 cilindros horizontais opostos
Cilindrada: 1192 cc
Potência: 30 cv
Cambio: manual 4 marchas
Tração: traseira
Consumo: 8,4 Km/l
Velocidade: 100 Km/h

Ford Jeep CJ5 de 1978

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Ford F100 - 1978

Motor: 8 cilindros em V
Cilindrada: 4457 cc
Potência: 168 cv
Cambio: manual de 3 marchas
Tração: traseira
Consumo: 8 Km/l
Velocidade: 135 Km/h

BRASIL - anos 70
VW Kombi ano 1978 (motor 1600 cc - carburação dupla) - Neste ano, a carburação passou a ser dupla de série para todos os modelos, assim como as cruzetas e caixa de reduçao nas rodas foram abandonadas, para a introdução das juntas homocinéticas.


Fiat 147 Rallye de 1978

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Chevrolet Chevette - 1974

Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 1398 cc
Potência: 68 cv
Cambio: 4 marchas manual
Tração: traseira
Consumo: 13 Km/l
Velocidade: 145 Km/h

Puma GTB4 S ano 1978

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70


VW 1300(Fafá) - 1979

Motor: 4 cilindros horizontais opostos
Cilindrada: 1300 cc
Potência: 49 cv
Cambio: manual 4 marchas
Tração: traseira
Consumo: 8,4 Km/l
Velocidade: 150 Km/h

Ford F1000 de 1979

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Dodge Magnnum ano 1979

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70
Devido às grandes lanternas que vieram na linha dos sedans da VW, o 1500 e o 1300 de 1979, ganharam o carinhoso apelido de fusca Fafá, uma homenagem a cantora paraense Fafá de Belém.
Acima a Propaganda do Ford F1000 de 1979.
A Chrysler que vinha perdendo espaço com seus já antiquados modelos, lança em 1979 o Dodge Magnum.


Ford Corcel II de 1979

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Ford Landau de 1979

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Gurgel X12 ano 1979

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

BRASIL - anos 70
A Ford, que já não tinha o que mudar no seu antigo Corcel, lança um carro externamente totalmente diferente, e o batiza de Corcel II.


Gurgel X15 de 1979

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Dodge Le Baron de 1979

Motor:
Cilindrada: cc
Potência:
Cambio:
Tração:
Consumo médio: Km/l
Velocidade: Km/h

Fiat 147 - 1979

Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 1048 cc
Potência: 50 cv
Cambio: manual 4 marchas
Tração: traseira
Consumo: 13 Km/l
Velocidade: 135 Km/h

BRASIL - anos 70
A Chrysler que vinha perdendo espaço com seus já antiquados modelos, lança em 1979 o Dodge Magnum e também o Dodge Magnum.
A Fiat lança o 147 a Álcool.


Bugre I - 1970

Motor: 4 cilindros
Cilindrada: 1285 cc
Potência: 38 cv
Cambio: 4 marchas
Tração: traseira
Consumo: 13,5 Km/l
Velocidade: 115 Km/h


Outros Sites Nossos

O melhor em itinerários do Brasil
O melhor em itinerários do Brasil
Propague seus produtos
Sua opinião é o que importa
Sua opinião é o que importa
Leia livros grátis
Leia livros grátis agora!