CARROS E SUA HISTÓRIA

Carros do Brasil

Para descrever tipos e modelos de ônibus,

em 90% dos casos temos que nos ater

não só no fabricante do chassis, mas

também no encarroçador, que são os

fabricantes de carrocerias.

onibus

Industria de carros brasileira - Onibus

Com um estilo jardineira e bancos parecendo o dos bondes que circulam em Santa Teresa atualmente, eram esses onibus da International que circulavam na decada de trinta em algumas capitais brasileiras, sendo que alguns modelos eram fechados.

Onibus International decáda de 1930.

Na década de 40 se viam onibus como esse da Scania-Vabis da figura abaixo.

Onibus Scania-Vabis decáda de 1940.

Ainda na década de 40 temos a imagem desse onibus da Reo.

Onibus Reo decáda de 1940.

Na década de 50 ainda se viam onibus da Reo, mas logo a Mercedes-Benz chassi L312

e carroceria Elizário e chassi LP312 com carroceria Cermava iniciam o domínio da paisagem.

Onibus Reo decáda de 1950.

Onibus Mercedes ano 1957 (agora chamada de lotação).

Onibus Mercedes ano 1957 (carroceria Cermava).

Em 1958 a Mercedez-Benz passou a encarroçar seus próprios chassis, como o desse monobloco abaixo.

Onibus Mercedes ano 1958 (chassis 0.321 e carroceria monobloco da própria).

Em 1959 a Scania-Vabis domina as auto-estradas fazendo o percurso Rio-São Paulo com o modelo B75.

Onibus Scania ano 1959.

Mas as lotações Mercedes-Benz ainda estavam dominando o mercado urbano nos anos 60.

Onibus e lotação Mercedes anos 60.

Nos anos 70 a Mercedes-Benz ainda domina o cenário urbano, mas as antigas lotações deixam de ser comuns em nossas ruas e estradas.

Onibus Mercedes anos 70.

Os modernos onibus dos anos 80.

Onibus Mercedes anos 80.

Por dentro de um chassis de onibus dos anos 90.

Chassis de onibus Mercedes anos 90.

Por dentro de um chassis de onibus dos anos 2000.

Chassis de onibus Mercedes anos 2000.

Em 2005 a Mercedes colocava essa propaganda de seus onibus:

Onibus Mercedes ano 2005.