Categoria B
Lancia Delta S4 1986
Categoria B
MG Metro 6R4 1986
Categoria A
Alfa Romeu GTV6 1986
Categoria WRC
Skoda Octavia WRC

Rally Grupo A

Para o Grupo A havia uma série de requisitos para se poder homologar um carro, como produção mínima de 5000 carros (linha de produção), limite máximo de potência, limite mínimo de peso, com tecnologia permitida e um custo total. Ao contrário disso, o Grupo B tinha poucas limitações na tecnologia dos carros, no projeto e no número dos carros requeridos para a homologação do modelo. O peso não era restrito, materiais de alta tecnologia eram permitidos e não havia limite máximo de potência dos carros. A categoria foi muito visada pelos fabricantes de carros prometendo vitórias e oportunidades subsequentes de fazer publicidade sem precisar existir um modelo de produção.

Na foto, temos um Alfa Romeu GTV6 de 1987 parado, em exibição.
Alfa Romeu GTV6 - 1987

Motor: V6
Cilindrada: 2492cc
Potência: 220CV
Cambio: manual de 5 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 255 Km/h

Nessa foto, temos um VW Golf GTi de 1986 correndo na pista, sendo observado pelo público presente.
Volkswagen Golf GTI Mk1 - 1986

Motor: 1.8 supercharged
Cilindrada: 1763cc
Potência: 385CV
Cambio: manual de 4 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 265 Km/h

Aqui, nessa foto, temos um Renault 11 Turbo em plena prova, sendo observado pelo público.
Renault 11 Turbo - 1986

Motor: 4 cilindos turboalimentado
Cilindrada: 1961cc
Potência: 185 hp
Cambio: manual de 5 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 215 Km/h


Nessa foto, sendp observado pelo público temos um BMW M3 E30 do Grupo A de rali.
BMW M3 E30

Motor: S14 2.3 de 16 válvulas
Cilindrada: 2302 cc
Potência: 200 cv
Cambio: 5 velocidades Getrag 265
Tração: RWD
Velocidade: 235 Km/h

Já essa foto mostra um Ford Sierra RS Cosworth, saindo de uma curva em alta velocidade.
Ford Sierra RS Cosworth

Motor: 4 cilindros dianteiro
Cilindrada: 1993 cc
Potência: 220 cv
Cambio: 5 marchas
Tração: RWD
Velocidade: 225 Km/h

Lancia Delta Integralle_Motorshow_Geneva
Lancia Delta Integralle

Motor: 2.0 16 válvulas
Cilindrada: 1995 cc
Potência: 190 cv
Cambio: 5 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 225 Km/h

Rally Grupo B

O Grupo B foi inicialmente um conceito de muito sucesso, com muitos fabricantes juntando-se ao Campeonato Mundial de Rally, aumentando o número de espectadores. Mas o custo para competir cresceu muito rápido, e a performance dos carros aumentou ainda mais, resultando em vários acidentes fatais. Como consequência, o Grupo B foi cancelado e banido no fim de 1986 em Portugal, e as regras do grupo A ficaram como padrão para todos os carros daquela época. Nos anos seguintes os carros do Grupo B continuaram correndo em uma categoria chamada de Campeonato Europeu de Rallycross, com carros como MG Metro 6R4 e o Ford RS200, competindo até o fim de 1992. Para 1993, a FIA substituiu os carros do Grupo B com protótipos que deveriam ser baseados nas regras do grupo A, mas mantendo o espírito do Grupo B, com baixo peso, tração nas quatro rodas, alta pressão do turbo e quantidades desconcertadas de potência. Hoje em dia, no Rallycross os carros cumprem um regulamento com um peso mínimo e, no caso de motores turbo-comprimidos, têm um restritor de 45mm.

Aqui temos um Peugeot 205 T16, correndo na pista de neve.
Peugeot 205 T16 - 1986

Motor: 1.8 turbo central
Cilindrada: 1850cc
Potência: 349 a 500 cv
Cambio: manual de 6 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 295 Km/h

Já essa foto mostra um Lancia Delta S4 do grupo B, solitária, correndo em uma pista com muita vegetação rasteira.
Lancia Delta S4 - 1986

Motor: motor 4 cilindros 1.8 turbo dualcharged
Cilindrada: 1870cc
Potência: 350 cv
Cambio: manual de 5 marchas ZF
Tração: 4 rodas
Velocidade: 215 Km/h

Nessa foto temos um MG Metro 6R4, levantando poeira ao sair de uma curva.
MG Metro 6R4 - 1986

Motor: v6 aspirado de 3 litros
Cilindrada: 2915cc
Potência: 410 cv
Cambio: manual de 5 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 250 Km/h


Nessa foto, um Audi Sport Quatto, faz uma curva so os olhares atentos dos fotógrafos e do público entusiasmado.
Audi Sport Quatto - 1986

Motor: 5 cilindros em linha
Cilindrada: 2133cc
Potência: 450 cv
Cambio: manual de 5 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 280 Km/h

Aqui, temos um Porsche 959 acelerando ao sair de uma curva, sob os olhares atentos do público.
Porsche 959 - 1986

Motor: 3,1 litros biturbo
Cilindrada: 3164cc
Potência: 450 cv
Cambio: manual de 6 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 317 Km/h

Nessa foto, levantando voô, um Ford RS200, surpreende quem assiste a cena.
Ford RS200 - 1986

Motor: central 2.1 litros sobrealimentado
Cilindrada: 2137cc
Potência: 600 cv
Cambio: manual de 5 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: 295 Km/h


Aqui, temos um Toyota Celica Coupe GT-TS em exibição.
Toyota Celica Coupe GT-TS - 1986

Motor: 3S-GTE 4 cilindros
Cilindrada: 1998 cc
Potência: 190 cv
Cambio: 6 marchas
Tração: 4wd
Velocidade: 270 Km/h

WRC (World Rally Car)

Com o fim da Categoria B, a categoria A passa a ser conhecida e chamada de WRC (World Rally Car) em 1997 com o objetivo de aumentar a segurança dos pilotos, dessa forma todas as equipes passam a competir em igualdade de condições.

Nessa imagem, um Subaru Imprenza WRC, imponente faz sua apresentação, correndo na nova WRC, livre da perigosa Categoria B.
Subaru Imprenza WRC - 1997

Motor: EJ207
Cilindrada: 1974cc
Potência: 300 hp
Cambio: 6 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: Não declarado

Aqui, um Toyota Corolla WRC E111 mostra toda a sua beleza em alta velocidade, saindo de uma curva.
Toyota Corolla E111 WRC - 1997

Motor: 35-GTE 16 cilindros
Cilindrada: 1972 cc
Potência: 300 hp
Cambio: 6 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: Não declarado

Um Mitsubishi Lancer WRC, sai de uma curva, sob a lente dos fotógrafos nessa foto.
Mitsubishi Lancer WRC - 2004

Motor: 4G63 16 válvulas
Cilindrada: 1996 cc
Potência: 296 hp
Cambio: 6 marchas
Tração: 4WR
Velocidade: Não declarado


Em uma curva fechada, com paredões ao lado esquerdo do motorista, temos um Skoda Octavia WRC correndo sob os olhares do público, protegidos por uma mureta de pedras, no lado oposto ao paredão.
Skoda Octavia WRC - 1999

Motor: 2.1 com 4 cilindros, 5 válvulas por cilindro
Cilindrada: 1999 cc
Potência: 300 cv
Cambio: 6 velocidades
Tração: 4 rodas
Velocidade: Não declarado

Aqui, um Ford Focus RS WRC, levanta poeira a alta velocidade.
Ford Focus RS WRC - 1999

Motor: 2.0 4 cilindros 16 válvulas
Cilindrada: 1996 cc
Potência: 300 hp
Cambio: 6 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: Não declarado

Nessa foto, um Citroen Xsara WRC, mostra toda sua elegancia.
Citroen Xsara WRC

Motor: 16 válvulas turbocompressor
Cilindrada: 1998 cc
Potência: 300 cv
Cambio: 6 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: Não declarado


Aqui, em um terreno perigoso cheio de neve, um Hyundai Accent WRC chega a ficar com uma roda traseira levantada ao fazer uma curva em alta velocidade.
Hyundai Accent WRC - 1994

Motor: 16 válvulas transversal
Cilindrada:
Potência: 300 cv
Cambio: 6 marchas sequencial
Tração: 4wr
Velocidade: Não declarado

Já essa foto, mostra um lindo Mitsubishi Lancer Evo WRC, em alta velocidade entrando em uma curva.
Mitsubishi Lancer Evo WRC - 1998

Motor: 16 válvulas e turbocompressor
Cilindrada: 1997 cc
Potência: 280 cv
Cambio: 6 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: Não declarado

Aqui, um Peugeot 206 WRC, entra na curva derrapando, sob os olhares do público, sedentos de emoção.
Peugeot 206 WRC - 1999

Motor: 4 cilindros 16 válvulas
Cilindrada: 1997 cc
Potência: 300 cv
Cambio: 5 marchas
Tração: 4 rodas
Velocidade: Não declarado


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